sábado, 16 de março de 2013

SANCIONADA A LEI DOS SÍMBOLOS DE CORRENTE/PI


SANCIONADA A LEI DOS SÍMBOLOS
Aprovada pela Câmara Municipal, tive o prazer de sancionar dia 13 último, por sinal, dia da Batalha do Jenipapo, um dos maiores feitos dos piauienses em favor da Independência do Brasil, uma lei muito importante para o fortalecimento da identidade e da autoestima dos correntinos.

Trata-se da Lei nº 526, que define os símbolos representativos de nosso Município: a bandeira, o brasão e o hino, os quais, a partir deste momento, deverão estar presentes nos grandes momentos da vida municipal, sobretudo nas escolas e solenidades oficiais. É uma forma de valorizar a terra-berço, de enaltecer sua história, de honrar suas tradições, de cultivar o civismo. Nosso belo hino, bastante conhecido, agora oficializado, tem letra do escritor Cândido Guerra e música de Aristóbulo Monguba. O brasão e a bandeira estão configurados na forma abaixo.



.

Foto: SANCIONADA A LEI DOS SÍMBOLOS
Aprovada pela Câmara Municipal, tive o prazer de sancionar dia 13 último, por sinal, dia da Batalha do Jenipapo, um dos maiores feitos dos piauienses em favor da Independência do Brasil, uma lei muito importante para o fortalecimento da identidade e da autoestima dos correntinos. Trata-se da Lei nº 526, que define os símbolos representativos de nosso Município: a bandeira, o brasão e o hino, os quais, a partir deste momento, deverão estar presentes nos grandes momentos da vida municipal, sobretudo nas escolas e solenidades  oficiais. É uma forma de valorizar a terra-berço, de enaltecer sua história, de honrar suas tradições, de cultivar o civismo. Nosso belo hino, bastante conhecido, agora oficializado, tem letra do escritor Cândido Guerra e música de Aristóbulo Monguba. O brasão e a bandeira estão configurados na forma abaixo.

Hino de Corrente/PI
No sul, no extremo Sul do Piauí
Brilhando como astro reluzente,
Eu sou o ninho santo da cultura,
Eu sou o município de Corrente
Sou formado por elos do saber

Amo a paz, o trabalho e quero glória
E com fé no porvir quero crescer,
Honrando sorridente a nossa história.

Corrente sou eu o rio
Que dei nome a cidade
É Corrente o município
Somos elos da verdade
Somos a Corrente forte
símbolo da prosperidade.

São ricos os meus campos verdejantes
Onde a vida palpita com vigor
E a brisa do progresso sempre embala
Os ideais de paz e de esplendor.
Sou a terra do amor e da cultura
De nobres e ideais aspirações.
Deleitam-me os sonoros ecos
Do mungido do touro em vibrações.

Corrente sou eu o rio
Que dei nome a cidade
É Corrente o município
Somos elos da verdade
Somos a Corrente forte
símbolo da prosperidade.