quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma Reforma nada convencional

 Muitos estão nesse dia 31 de outubro a comemorar o dia das bruxas ou Halloween  como é conhecido, dia esse que é cultuado principalmente em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, todos eles de língua inglesa. A comemoração iniciou-se provavelmente no ano de 1745, sendo ate hoje cultuado como um evento tradicional e cultural, tendo embasamento de origem de celebrações de povos antigos.

Porém outra comemoração que temos de cunho sumamente importante e inclusive de cunho politico é a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero em 31 de outubro em 1517. A Reforma Protestante teve e tem sua significância ate os dias de hoje, pois o movimento reformista cristão inciado por Lutero com as 95 teses pregadas na porta da Igreja do Castelo de  Wittenberg, era mesmo um grande protesto a diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, igreja a qual ele era frade. A intenção a priore de Lutero não era de fundar uma nova organização, mas sim de rever questões que o incomodavam e que atingia diretamente ao povo como por exemplo o pagamento das indulgencias. Nesse movimento foi apoiado por vários religiosos e inclusive governantes da Europa, a revolução estava  iniciada em países como Alemanha, França e outros.

A Reforma Protestante que parece só um movimento religioso está mais alem do que as aparências do nome, pois alem de ser um movimento religioso  foi também politico e diria que financeiro, fazendo a partir desse momento intervenções na economia. O pensamento religioso interviu diretamente no sistema capitalista fazendo-o expandir por todos os cantos da terra, nas mais diversas sociedades, pois esse pensamento vem imbuído da independência da pessoa e que para chegar ate Deus e pedir o que necessita para a sua vida a pessoa não necessitaria mais de intervenções e sim iria direto a Deus pedir bençãos em todas as áreas da sua vida inclusive na financeira.

Pós muitos anos da Reforma ser iniciada é bom que relembremos que o pensamento reformista precisa ser  reatado, pois é certo que muitos espaços religiosos se tornaram verdadeiros cenários de mercado, entram as petições mais horrendas possíveis em nome de um suposto "deus" que se chama "EU". O Deus por que tanto foi lutado para que todos tivessem acesso a Ele infelizmente virou motivo de barganha. E pior ainda é o sincretismo religioso exacerbado em que muitos estão adentrados, tendo por excelência os rituais mais esdrúxulos possíveis em  nome de uma fé ingenua de um povo carente e desprovido de muitos bens. Diria como Salomão o Grande Rei, " O que peço e preciso é sim de Sabedoria", essa é que fará o diferença para o discernimento de qualquer ser, seja para crer no imanente ou no transcendente. Será que nossa bela cidade se contaminaria com as proezas de fanatismo religioso, proezas essas que já contaminaram metrópoles? 

A redação de Correntepiauibrasil





Conheça mais