quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma Reforma nada convencional

 Muitos estão nesse dia 31 de outubro a comemorar o dia das bruxas ou Halloween  como é conhecido, dia esse que é cultuado principalmente em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, todos eles de língua inglesa. A comemoração iniciou-se provavelmente no ano de 1745, sendo ate hoje cultuado como um evento tradicional e cultural, tendo embasamento de origem de celebrações de povos antigos.

Porém outra comemoração que temos de cunho sumamente importante e inclusive de cunho politico é a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero em 31 de outubro em 1517. A Reforma Protestante teve e tem sua significância ate os dias de hoje, pois o movimento reformista cristão inciado por Lutero com as 95 teses pregadas na porta da Igreja do Castelo de  Wittenberg, era mesmo um grande protesto a diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, igreja a qual ele era frade. A intenção a priore de Lutero não era de fundar uma nova organização, mas sim de rever questões que o incomodavam e que atingia diretamente ao povo como por exemplo o pagamento das indulgencias. Nesse movimento foi apoiado por vários religiosos e inclusive governantes da Europa, a revolução estava  iniciada em países como Alemanha, França e outros.

A Reforma Protestante que parece só um movimento religioso está mais alem do que as aparências do nome, pois alem de ser um movimento religioso  foi também politico e diria que financeiro, fazendo a partir desse momento intervenções na economia. O pensamento religioso interviu diretamente no sistema capitalista fazendo-o expandir por todos os cantos da terra, nas mais diversas sociedades, pois esse pensamento vem imbuído da independência da pessoa e que para chegar ate Deus e pedir o que necessita para a sua vida a pessoa não necessitaria mais de intervenções e sim iria direto a Deus pedir bençãos em todas as áreas da sua vida inclusive na financeira.

Pós muitos anos da Reforma ser iniciada é bom que relembremos que o pensamento reformista precisa ser  reatado, pois é certo que muitos espaços religiosos se tornaram verdadeiros cenários de mercado, entram as petições mais horrendas possíveis em nome de um suposto "deus" que se chama "EU". O Deus por que tanto foi lutado para que todos tivessem acesso a Ele infelizmente virou motivo de barganha. E pior ainda é o sincretismo religioso exacerbado em que muitos estão adentrados, tendo por excelência os rituais mais esdrúxulos possíveis em  nome de uma fé ingenua de um povo carente e desprovido de muitos bens. Diria como Salomão o Grande Rei, " O que peço e preciso é sim de Sabedoria", essa é que fará o diferença para o discernimento de qualquer ser, seja para crer no imanente ou no transcendente. Será que nossa bela cidade se contaminaria com as proezas de fanatismo religioso, proezas essas que já contaminaram metrópoles? 

A redação de Correntepiauibrasil





Conheça mais 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

E a economia Correntina como anda?

Falar de economia em nossa cidade não é nada fácil, sabemos que temos um mercado de pouquíssimo movimento no setor da indústria e produção local.

Em Corrente temos uma população de quase 26 mil habitantes segundo o IBGE em seu Censo de 2010, onde é perceptível que boa parte da juventude da cidade acaba migrando para outros estados em busca de mais crescimento financeiro e também de ordem intelectual o que propicia a cidade ficar estagnada em seu crescimento populacional. 

Fato esse que fazendo um comparativo do Censo de 2000 que tínhamos uma população de  um pouco mais de 22 mil habitantes e hoje temos quase 26 mil o crescimento ainda é considerado na média, onde também podemos analisar que tivemos um crescimento um tanto quanto considerável pós anos 90, vejamos mais precisamente os dados segundo o IBGE:
Ano População
1991 24.964
1996 24.455
2000 23.226
2007 24.518


Mesmo com esse considerável crescimento, por que Corrente ainda apresenta uma economia tão acanhada, tão tímida? 
O que movimenta a maior parte da economia Correntina é o setor de serviços, este levando boa parte de sua folha de pagamento. Acompanhe dados também do IBGE. Já em segundo lugar está a agropecuária que com a produção de gado de corte e de leite movimenta bem a região e arredores, agropecuária esta que mesmo sofrendo com as secas ainda tem a superação como linha de frente.


Setor                                          Receita
Agropecuária 14.591
Indústria 8.298
Serviços 82.060


Investir em Corrente vale a pena? Qual o setor a lançar esse desafio do empreender? Nada mais coerente do que fazer uma pesquisa de mercado, pois dependendo do tipo de empreendimento e claro munido de uma boa consultoria vale sim a pena investir.  A cidade ampara em sua demanda grandes necessidades, a questão de fazer parte do cerrado contribui e muito para conhecer esse bioma propicio a investimentos em vários setores que se sentem carentes de melhores serviços e produtos a disposição da população.

Há empresários bem sucedidos que com o tempo consolidaram e consolidam uma clientela exigente, seja na aquisição de serviços ou de produtos. Temos uma gama de lojas, mercados, drogarias e também a tradicional festa Agropecuária no mês de julho de cada que movimenta não só a cidade como também injeta e muito reais na economia local.

Deseja injetar capital no mercado correntino? Que tal começar fazendo um curso do SEBRAE on line?
Acesse o portal Quero abrir meu próprio negocio!  Como Abrir Negócio

Fique atento na abertura do negócio, pegue toda a consultoria e apoio necessário, seja cauteloso com os juros dos empréstimos  pois o que é pra ser um sonho pode se tranformar num pesadelo por falta de planejamento, sabendo que todo empreendimento é um risco.

Acompanhe conosco entrevistas completas com empresários de sucesso da cidade.
Redação do Canal Correntepiauibrasil
Marca de sucesso de informação, entretenimento e analise atual da cidade

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Colapso em nossa Bacia Hidrográfica


http://correntepiauibrasil.blogspot.com.br/2012/10/colapso-em-nossa-bacia-hidrografica.html
Rio Corrente
O clima não tem mesmo dado nenhuma trégua em nossa cidade, com probabilidade de chuva em  5% , a TEMP. MÍNIMA  24ºC e a TEMP. MÁXIMA 33ºC é possível que tenhamos que aguardar mais um pouco as chuvas. A menos que aconteça um milagre pra intervir nesse período tão forte de seca. Águas em baixa em varias localidades rurais chegando a ter   escassez, já na cidade mesmo não faltando nos reservatórios, mas os nossos rios estão com a água bem abaixo do normal. E isso certamente afetará a belíssima lagoa de Parnaguá que é o local onde desemboca alguns desses rios. Diria que a lagoa é um oásis em nossa região, tendo seu espelho d'água com mais de 2000 hectares.


Falando ainda de nosso abastecedor principal, o Rio Corrente tem trechos que conta com uma poluição sem precedente e que precisa com certeza de muito cuidado, sem contar também que há assoreamento ao longo de seu percurso.

Já o Rio Paraim por sua vez vem sofrendo pelo assoreamento desenfreado e que precisa ser contido com intervenções o mais rápido possível.

Tomara que tenhamos surpresas que ultrapassem os arquétipos da ciência no que corrobora com para a alegria do povo correntino, que tem sofrido bastante, principalmente nos locais onde a estiagem tem castigado bastante nesse período, como a zona rural da cidade. Como um povo esperancoso aguardamos as chuvas para que tanto as plantações, como os animais tenham um alivio e enchemaos nosssos olhos como o renovo.
A redação do Portal


Acompanhe a previsão em:


Rio Paraim



Lagoa de Parnaguá

























http://correntepiauibrasil.blogspot.com.br/2012/10/colapso-em-nossa-bacia-hidrografica.html

Aguarde!!!

Em breve teremos várias colunas em nosso Canal. 

Entretenimento e muito mais  só aqui no Correntepiauibrasil.

 Teremos um colunista por bairro, onde esse correspondente fará as publicações atuais.

Deseja ser um correspondente nosso?

O tempo em Corrente

http://correntepiauibrasil.blogspot.com.br

O Clima não tem amenizado, e parece que por esses dias segundo as previsões meteorológicas não teremos uma tregua nem mesmo com pequenas gotas. Acompanhe a previsão do tempo para hoje e o restante da semana:




CORRENTE-PI
Condições Atuais
IUV com Nuvem
29/10/2012 18h00
Previsão Estendida estimada pelo Modelo Ensemble
Segunda-feira - 05.11.2012
Terça-feira - 06.11.2012
Quarta-feira - 07.11.2012
Quinta-feira - 08.11.2012
Sexta-feira - 09.11.2012
Sábado - 10.11.2012
Domingo - 11.11.2012
Obs: As horas apresentadas não são corrigidas para o horário de verão. Fonte: INPE/CPTEC




domingo, 28 de outubro de 2012

Acesso Imediado

 O correntino por natureza traz em si o grande desejo de ter mais e mais informação e não só informação como também formação. O canal Correntepiauibrasil é marca de sucesso já no seu segundo dia de lançamento na web, um canal aberto a todos.
Este canal fora lançado nesse ultimo dia 27 de outubro de 2012 e já atinge no seu segundo dia de lançamento um total de 435 acessos.

Essa marca inicial de sucesso nos acesso se dá graças a quem deseja ter mais um canal que vá de encontro com suas necessidades e peculiaridades.

Obrigado a você pelo empenho em fazer desse canal uma marca inicial inconfundível e inigualável.

Gratidão temos a todos e todas.

Atenciosamente 
A direção

News

Uma das mais belas cidades do sul piauiense tem em sua cultura e jeito de ser algo cativador. Cidade de povo acolhedor, sensato e pacifico.
Vale a pena conhecer essa cidade. Suas belezas, sua gente, seu estilo de vida é mesmo contagiante.



















sábado, 27 de outubro de 2012

História



Histórico:

*****


Corrente - PI
HISTÓRICO - O Município de Corrente, cujos terrenos foram divididos em 1754, pelo engenheiro das Côrtes Portuguesas - José da Silva Balmar que, por ordem do Rei de Portugal. teve como pioneiro de sua fundação Sr. Caetano Carvalho da Cunha que adquiriu, através do requerimento, a Fazenda Corrente de Cima, com 6.300 braças, onde desenvolveu diversas atividades, atraindo grande número de agregados. foi assim o início da povoação. Por força da Lei provincial nº 500, de 7 de agosto de 1860, foi criada, no povoado de Corrente, pertencente ao termo de Parnaguá, a Paroquia de Nossa Senhora da Conceição, assegurandos os competentes limites.
Com o seu desenvolvimento e, em consequencia da Lei provincial nº 782, de 10 de dezembro de 1872, o povoado foi elevado à categoria de vila, cuja instalação só se deu a 8 de dezembro do ano seguinte, pelo Juiz de direito da comarca de Parnaguá - Dr. José Mariano Lustosa do Amaral. Nesse tempo , foi juramentada e começou a funcionar a sua municipalidade, que teve por primeiros membros os seguintes cidadaãos: Emiliano Rodrigues Alves, Francisco Carvalho de Araújo, Antonio Elesbão Cassiano Paraguassu, Venceslau da Cunha Ribeiro, Francisco Ribeiro de Sousa, Jesuino dos Reis Lobato e José Seixas Louzeiro. Corrente, até 1904, viveu em fase de estagnação histórica.
O Município começou a se consolidar com a fundação da Igreja Batista de Corrente e a criação de escolas primárias, por influência de elementos de projeção política no cenário nacional, como Joaquim Nogueira Paranaguá e Benjamim Nogueira, que se destacaram nas campanhas abolicionista e republicana, o municipio teve o seu interêsse despertado para a instrução e educação da mocidade.
Em terras doadas à Missão Batista do Norte do Brasil, por algum de seus seguidores, em 1920 foi fundado o Instituto Batista Industrial, hoje Instituto Batista Correntino, com a finalidade de divulgar a religião Batista, educando e instruindo a mocidade, não só de Corrente como de municípios e Estados vizinhos. De 1922 a 1924, Corrente sofreu as conseqüências da ação de bandoleiros, que então se verificou, tendo de um lado José Honório Granja, e de outro lado José Nogueira. Passando essa fase, Corrente tomou o seu desenvolvimento e, em 1947, foi criado o Ginásio do Instituto Batista Industrial. Em 1949, foi criado o Educandário Imaculada Conceição e, em 1953, o Ginásio São José pelo Padre José de Anchieta Melo, que chegou em fins de 1947 ao município, para assumir os trabalhos da Paróquia. Como se vê, a instrução constituiu o pnto de referência da evolução histórica e de desenvolvimento de Corrente.
Gentílico: correntino
Formação Administrativa
Pelo decreto estadual nº 1279, de 26 de junho de 1931, do Interventor Federal capitão Landri Sales Gonçalves, consernente a nova organização dos municipios depois do movimento revolucionário de 1930. Parnaguá e Gilbués, como diversos outros, sofreram extinção de seus municipios, ficando anexados a Corrente, os quais , posteriormente, tiveram restaurada a sua autonomia. Essa medida do interventor considerava, no momento, que a divisão administrativa do território do Piauí não correspondia às necessidades da públicas administração. Em 1934, pelo Decreto nº 1544, de 23 de maio, do mesmo Interventor Federal - capitão Landri Sales Gonçalves - , teve Corrente nova divisão política, Corrente é comarca de 2ª entrância. A atual legislatura foi instalada no ano de 1955, tendo sido eleito Prefeito Municipal o Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, e constituida a Câmara Municipal de 4 vereadores.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
Faça avaliação deste Histórico pelo número de estrelas: